Web Site Landing pages a partir de 100.000,00 KZ.

SSID: O Que É e Como Funciona o Nome da Rede Sem Fio (Wi-Fi)

SSID: O Que É e Como Funciona o Nome da Rede Sem Fio (Wi-Fi)
SSID: O Que É e Como Funciona o Nome da Rede Sem Fio (Wi-Fi)

O SSID é um recurso que emite o nome da rede Wi-Fi, tornando-a mais identificável e acessível, porém, sua exposição excessiva pode comprometer a segurança da rede.

A sigla SSID tem origem na língua inglesa e representa “Service Set Identifier” (Identificador do Conjunto de Serviços, em tradução livre). Em termos simples, é o nome usado para identificar a sua rede Wi-Fi, aquele que é exibido quando um dispositivo se conecta à sua internet. Esse recurso é útil para tornar a sua rede facilmente reconhecível, mas também pode ser ocultado para reforçar a segurança. A seguir, você encontrará mais informações sobre o SSID e uma explicação de como ele funciona.

SSID: Funcionamento e Utilidade deste Recurso de Rede Sem Fio

O SSID, também conhecido como o nome da sua rede Wi-Fi, desempenha um papel importante ao permitir a distinção entre diferentes redes e ajudar o proprietário da conexão a identificar a sua própria. Por exemplo, é comum que, ao configurar a internet em casa ou no escritório, os proprietários personalizem o nome da rede para refletir o nome do usuário, o nome da empresa ou até mesmo o número do edifício ou casa. Isso facilita a vida de amigos e clientes que desejam se conectar à rede, pois podem identificar rapidamente a rede correta.

O funcionamento desse recurso é relativamente simples. Ao editar o nome da rede, essa configuração é enviada para o modem responsável pela conexão à internet. Imediatamente, o sinal emitido pelo modem passa a ter o nome que foi recentemente inserido. Isso significa que quando novos dispositivos com o Wi-Fi ativado estiverem por perto, eles identificarão as redes disponíveis e poderão ver a sua, o que facilita sua conexão com ela.

A desvantagem de usar um SSID com informações óbvias, como o nome do proprietário, é que isso torna evidente que a rede pertence a você. Se alguém conhecer o SSID e tiver a senha, poderá acessar sua internet sem a sua autorização, o que pode ser preocupante para algumas pessoas.

No entanto, é possível melhorar a segurança da sua rede Wi-Fi.

Em geral, existem duas abordagens possíveis:

  1. Editar o nome da rede para algo mais discreto: Optar por um nome de rede que seja uma sequência de números ou letras que apenas você conheça dificultará que terceiros identifiquem facilmente a sua rede. Isso adiciona uma camada adicional de segurança.
  2. Desativar a transmissão do SSID: Você pode acessar as configurações do seu modem ou sistema de banda larga e desativar a opção que transmite o nome da rede (SSID broadcast). Quando essa opção está desativada, a sua rede não será visível para dispositivos que procuram automaticamente redes disponíveis. Para se conectarem, os dispositivos precisarão conhecer o nome exato da rede, tornando mais difícil sua detecção por parte de pessoas não autorizadas.

Lembre-se de que, embora essas medidas possam ajudar a aprimorar a segurança da sua rede Wi-Fi, é igualmente importante ter uma senha forte e atualizada para evitar o acesso não autorizado.

Esta segunda alternativa é mais interessante porque, uma vez que a transmissão do nome de sua rede for desativada, as outras pessoas terão mais trabalho para se conectar à banda larga: primeiro, precisarão descobrir o nome do SSID, e depois a senha. Sem estes dados, não poderão se conectar ao Wi-Fi.

Recomendações ao Alterar o Nome da Sua Rede Wi-Fi

  • Utilize apenas números ou letras, sem caracteres especiais, pois podem ser um problema para alguns aparelhos;
  • Não nomeie o SSID com informações óbvias (como seu nome ou número da casa);
  • Escolha nomes originais, diferentes das redes ao seu redor, porque nomes repetidos podem causar confusão;
  • Não use o nome padrão do seu roteador, pois se o seu vizinho tiver um da mesma marma, fica mais fácil para ele e outras pessoas acessarem sua rede.