Web Site Landing pages a partir de 100.000,00 KZ.

Hotéis de Paris combatem percevejos com tecnologia

Fotos e vídeos nas redes sociais revelam infestação de percevejos em Paris, gerando preocupação entre turistas e países vizinhos.
Fotos e vídeos nas redes sociais revelam infestação de percevejos em Paris, gerando preocupação entre turistas e países vizinhos.

Paris, a capital da França, está enfrentando uma invasão de percevejos a menos de um ano das Olimpíadas locais. Relatos nas redes sociais revelam um aumento alarmante nos casos de infestação desses insetos, que foram detectados em trens, metrôs, hotéis e até mesmo salas de cinema.

Essa infestação representa uma séria ameaça, pois pode se espalhar para outros países, especialmente considerando que Paris é um destino turístico popular. Os visitantes podem inadvertidamente transportar os insetos em suas bagagens, facilitando a disseminação. Diante dessa preocupação, grandes hotéis estão adotando medidas urgentes e utilizando tecnologias avançadas para combater essa praga, incluindo o uso de cães farejadores.

Paris em Alerta: Infestação de Percevejos Preocupa Autoridades e Turistas

Hotéis em Paris e países vizinhos, incluindo o Reino Unido, estão alarmados com a crescente infestação de percevejos. De acordo com a empresa de controle de pragas Rentokil, o Reino Unido registrou um aumento de 65% nos casos dessas pragas durante o segundo trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período em 2022. A situação tem gerado preocupação, especialmente devido à proximidade entre os países e à facilidade de disseminação das pragas.

Max Malka, proprietário do Hotel Montlhery Paris Sud, está em estado de alerta devido à infestação de percevejos. Em uma entrevista à BBC, ele expressou sua preocupação com esses insetos, que podem se deslocar de um quarto para outro e picar os clientes, potencialmente resultando em processos judiciais.

Malka observou que é comum que hotéis na cidade enfrentem cerca de um caso de infestação por ano, especialmente durante o verão. No entanto, este ano, ele decidiu agir imediatamente e contratou os serviços da empresa britânica Spotta, pagando 1.500 euros (aproximadamente R$ 8 mil). A empresa utilizou uma nova tecnologia para identificar e eliminar os percevejos precocemente, evitando problemas futuros para os hóspedes e o hotel.

Paris: Tecnologia Contra Percevejos nos Hotéis

A startup britânica Spotta revoluciona o combate aos percevejos com uma tecnologia inovadora. Seu dispositivo homônimo, uma pequena caixa de plástico contendo um feromônio químico atrativo, é colocado entre colchões e camas nos hotéis. Quando um percevejo entra na caixa, uma câmera captura uma foto que é enviada para um banco de dados online. A análise da imagem por funcionários e um software de inteligência artificial determina se é um percevejo, alertando o gerente do hotel. Essa abordagem precoce permite a aplicação imediata de medidas de controle, evitando infestações. Segundo o chefe da Spotta, Robert Fryers, o dispositivo atua como um teste de Covid, detectando os insetos antes que se reproduzam e causem problemas.

Três modelos de Microlino estacionados embaixo do Arco do Triunfo, em Paris, na França

Outras tecnologias

A Spotta não é a única. A empresa finlandesa Valpas, fundada em 2013, foi pioneira nesse setor e inventou uma armadilha para inseto conectada digitalmente e integrada aos pés da cama (que a própria companhia fabrica e vende).

Os animais que subirem pela cama ficam presos na cavidade da estrutura e as armadilhas notificam os donos dos hotéis.

Outra forma de se proteger contra os percevejos é quase tão milenar quanto os próprios insetos: cachorros. Cães farejadores especializados em percevejos levam cerca de seis meses para serem treinados a partir de amostras dos animais e, depois que pegam o jeito, não falham na tarefa.

O único problema é que a logística de colocar um cachorro para cheirar centenas de quartos de hotel diariamente não é tão simples.