Web Site Landing pages a partir de 100.000,00 KZ.

CEO da Microsoft Admite Erro ao Abandonar Windows Phone

Satya Nadella Acredita que Grandes Empresas de Tecnologia Poderiam Ter Investido em Outras Áreas Antes de Sair do Mercado de Telefonia Móvel Definitivamente
Satya Nadella Acredita que Grandes Empresas de Tecnologia Poderiam Ter Investido em Outras Áreas Antes de Sair do Mercado de Telefonia Móvel Definitivamente

.

A Microsoft, entre as três principais empresas de tecnologia, é a única que não possui um sistema operacional para dispositivos móveis. O CEO, Satya Nadella, reconheceu o erro de abandonar o mercado de telefonia móvel, considerando essa decisão como a mais difícil que já tomou. Em uma entrevista ao Business Insider, Nadella admitiu que a situação poderia ter sido melhor gerenciada. A empresa lançou o Windows Phone em 2010 com a esperança de replicar o sucesso do sistema operacional para PCs, mas encerrou o desenvolvimento da plataforma para smartphones em 2017. Nadella ponderou que, olhando para trás, poderia ter explorado outras abordagens, como reinventar a categoria de computação entre PCs, tablets e telefones.


Rápido histórico do Windows Phone

O Windows Phone foi concebido com a missão de competir com o Android, do Google, e o iOS, da Apple. Inicialmente, o sistema operacional oferecia uma interface personalizável, bom desempenho em dispositivos básicos e integração com os serviços da Microsoft.

A plataforma ganhou destaque após a parceria da Microsoft com a Nokia em 2011, sendo especialmente reconhecida nos dispositivos da linha Lumia. Em 2013, a Microsoft adquiriu a divisão móvel da Nokia por US$ 7,6 bilhões.

Apesar do significativo investimento da Microsoft, o Windows Phone enfrentou desafios devido à falta de aplicativos. Mudanças no Software Development Kit (SDK) afastaram desenvolvedores, que muitas vezes não podiam reutilizar códigos das versões para Android ou iOS.

À medida que o Windows Phone perdia espaço no mercado, a Microsoft encerrou o desenvolvimento ativo do Windows 10 Mobile em 2017. Posteriormente, a empresa começou a oferecer aplicativos e suporte para integrações em plataformas rivais, além de lançar o primeiro dispositivo da série Surface Duo com o sistema operacional do Google em 2020.

Microsoft Surface Duo (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os Arrependimentos da Microsoft no Mundo dos Dispositivos Móveis

Executivos da Microsoft Expressam Arrependimentos sobre a Saída do Mercado de Telefonia Móvel

Satya Nadella não é o único executivo da Microsoft a lamentar a decisão de sair do setor de telefonia móvel. O cofundador e ex-CEO Bill Gates já afirmou que a derrota para o Android foi “o maior erro de todos os tempos”.

Em 2013, o ex-CEO Steve Ballmer admitiu que uma das falhas de sua gestão foi não ter dado atenção ao mercado de dispositivos móveis no início dos anos 2000. No entanto, Ballmer também ficou conhecido por menosprezar o iPhone, chamando-o de “o telefone mais caro do mundo, mas sem teclado, incapaz de atrair clientes corporativos”.