Web Site Landing pages a partir de 100.000,00 KZ.

Paint do Windows 11 pode ganhar removedor de fundo em imagens

Paint do Windows 11 pode ganhar removedor de fundo em imagens
Paint do Windows 11 pode ganhar removedor de fundo em imagens

Atualização para Windows Insiders traz recurso de um clique para identificar automaticamente o assunto da imagem e remover o restante.
O Paint, outrora um programa simples, está evoluindo gradualmente para se tornar um editor de imagens capaz de lidar com tarefas mais complexas. A Microsoft está atualmente testando uma ferramenta de remoção de fundo de imagens.

O novo recurso opera de maneira simples e conveniente: ele automaticamente identifica o objeto principal na imagem e, com um único clique no botão correspondente da barra de ferramentas, remove o fundo.

A opção de aplicar essa edição pode ser feita na imagem completa ou especificamente em uma área, usando a ferramenta Retângulo. A Microsoft assegura que o recorte será feito de forma suave e precisa.

Essa adição surgiu na versão 11.2306.30.0 do Paint e, por enquanto, está disponível somente nos canais Canary e Dev do programa Windows Insiders. Esses dois canais costumam receber as últimas novidades do sistema operacional primeiro, o que significa que pode demorar um pouco até que a função esteja disponível para todos.

GIF de um desenho de um personagem voador. O Paint remove o céu e a cidade por trás do personagem.

Existem alternativas disponíveis para criar imagens com fundo transparente, mesmo sem a ferramenta de um clique proposta pela Microsoft. No Paint e no Paint 3D, por exemplo, é possível realizar esse processo, mas ele envolve vários passos, ao contrário da proposta simplificada da Microsoft.

Conforme observado pelo Verge, outros aplicativos de edição de imagem já oferecem essa funcionalidade, porém com algumas limitações de acesso. Por exemplo, no Canva, a remoção de fundo só está disponível para assinantes do Canva Pro, com um custo de até R$ 34,90 por mês. Já o Adobe Express oferece essa ferramenta gratuitamente, mas requer que você crie uma conta da Adobe.

Paint e Bloco de Notas continuam ganhando atualizações

Essa não é a única novidade a caminho para o Paint. A Microsoft estaria testando também uma ferramenta que permite criar imagens a partir de comandos em texto, fazendo uso da mesma inteligência artificial utilizada pelo Bing.

Além do Paint, outros aplicativos clássicos do Windows estão recebendo atualizações modernas. Por exemplo, o Bloco de Notas pode em breve incluir uma opção de salvamento automático, o que ajudaria os usuários a evitar a perda de seu trabalho.

No entanto, nem todos os aplicativos têm a mesma sorte. O editor de texto WordPad está previsto para desaparecer na próxima geração do Windows, que está programada para ser lançada em 2024. A Microsoft está recomendando aos usuários que migrem para o Bloco de Notas ou para o Word como alternativas.