Web Site Landing pages a partir de 100.000,00 KZ.

Instabilidade no ChatGPT Atribuída a Ataque DDoS, Informa OpenAI

A empresa divulgou em seu site que enfrentou um ataque do tipo DDoS, resultando na instabilidade do ChatGPT.
A empresa divulgou em seu site que enfrentou um ataque do tipo DDoS, resultando na instabilidade do ChatGPT.



Na noite de quarta-feira (8), a OpenAI confirmou que a instabilidade experimentada no ChatGPT no dia anterior foi resultado de um ataque DDoS. O serviço de IA generativa da empresa começou a apresentar problemas na manhã do mesmo dia. Na página de status do ChatGPT, a OpenAI indicou que os ataques ainda estão em andamento.

Um ataque cibernético do tipo DDoS, que significa negação de serviço distribuído em inglês, envolve a sobrecarga de um serviço ou site por meio de múltiplos acessos simultâneos. Isso leva a uma saturação do servidor devido ao grande volume de solicitações de acesso. Recentemente, o Google conseguiu mitigar um ataque DDoS com um pico de 398 milhões de solicitações por segundo, estabelecendo um recorde como o maior ataque desse tipo na história.

ChatGPT instável por causa de ataque DDoS

Página da OpenAI relata situação do ataque DDoS na quarta-feira (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Página da OpenAI relata situação do ataque DDoS na quarta-feira (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O ataque DDoS contra a OpenAI gerou instabilidade tanto no ChatGPT quanto na API para desenvolvedores. Em testes conduzidos pelo Tecnoblog, a IA generativa não apresentou problemas na manhã desta quinta-feira. Durante a fase crítica do ataque, alguns usuários enfrentaram mensagens indicando que o ChatGPT estava no limite máximo, ou a página simplesmente não carregava.

Entretanto, na página de status do serviço, a última atualização da OpenAI, realizada às 19h49, informou que a empresa estava empenhada em realizar ações para mitigar o ataque DDoS. Não houve mais atualizações até o fechamento desta notícia.

Na seção de status do serviço, é destacado que os primeiros relatos de instabilidade surgiram na terça-feira, agravando-se ao longo do dia seguinte. Usuários regulares do ChatGPT são aconselhados a ficar atentos a possíveis problemas de instabilidade ou interrupção do serviço.

Como o ataque também afetou a API da inteligência artificial, desenvolvedores que integram o ChatGPT em outros serviços e aplicativos podem enfrentar dificuldades semelhantes em suas plataformas.
Fonte: Tecnoblog